quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Estudante é bronze na Olimpíada de Astronomia











Localizada no bairro São José 4, zona leste, e atendendo a 1.186 estudantes, a Escola Estadual Roderick Castelo Branco foi destaque nacional nessa semana. O colégio conquistou a medalha de bronze na 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e recebeu certificado oficial pela participação na 9ª Mostra Brasileira de Foguetes.

As duas iniciativas são destinadas à participação de escolas públicas e particulares do país e são promovidas pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

Conforme regulamento, a escola amazonense participou das duas etapas previstas nas competições educativas: a OBA e à Mostra de Brasileira de Foguete.

A primeira avaliou os alunos de todo o Brasil por meio de uma prova, na qual Elias Nascimento, 17, do 2º ano do ensino médio no colégio amazonense, teve boa pontuação e ficou em segundo lugar.

Na segunda etapa, os estudantes da escola estadual Roderick Castelo Branco confeccionaram e fizeram o lançamento de um protótipo de foguete. No colégio, os estudantes foram ajudados pelos professores e construíram o objeto com garrafas PET e papelão. O combustível foi feito a partir de bicarbonato de sódio e vinagre

Segundo o professor Antonio Rizonaldo, 25, que leciona a disciplina de Física na escola e foi um dos orientadores dos alunos, a ideia de incentivar a participação dos alunos nas atividades nacionais surgiu a partir do interesse pela Astronomia observado nos estudantes.

“Nas aulas da Física, notei o interesse sempre crescente pelo conteúdo de astronomia. Tomamos então a decisão de inscrever a escola voluntariamente nas atividades. O resultado foi muito satisfatório e orgulha nossa comunidade escolar”.

Para o estudante Elias Nascimento, participar da atividade e alcançar a medalha de bronze, representa uma conquista pessoal. “Meu interesse por astronomia vem desde criança, quando eu cultivei o costume de observar as estrelas e os planetas. Com o incentivo do professor Antonio Rizonaldo, minhas perspectivas para buscar mais conhecimento na área foram se ampliando e posso dizer que a conquista da medalha nesta competição nacional já representa um sonho concretizado”.

Texto retirado na integra do site Amazonas Noticias
https://noticias.band.uol.com.br/cidades/amazonas/noticias/100000783030/estudante-%C3%A9-bronze-na-olimp%C3%ADada-de-astronomia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário